Contato:

(71)3321-1713

Notícias

Publicado em 20/11/2022

20 de Novembro – Dia de conscientização 




20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, mas não é um dia de festa, e sim de conscientização.  A data é em memória a Zumbi dos Palmares e de Dandara, que lutaram contra a escravização de homens e mulheres no Brasil. 

Ainda que o fim da escravidão tenha ocorrido há mais de 130 anos, o racismo continua se manifestando em todos os segmentos da sociedade. Por conta da cor da pele os profissionais negros, com as mesmas qualificações dos profissionais de pele branca, têm os menores salários.  Em pesquisa realizada pelo IBGE a renda média de um trabalhador branco é 75,7% maior que a de pretos, provando que o negro ainda precisa lutar para conquistar seu espaço que é de direito. Com isso aumenta-se o fosso da desigualdade social.  

O Sincotelba reafirma sua luta contra a opressão e por uma sociedade mais justa e igualitária para os negros e negras do Brasil e do Mundo. “Precisamos continuar a lutar contra o racismo, violência, desigualdade social e a discriminação contra os negros que é estrutural e sistêmica no Brasil” reforçam os diretores da pasta da questão racial do Sincotelba, Valnice e Robson.  

Só a luta muda a vida!