Contato:

(71)3321-1713

Notícias

Publicado em 08/03/2018

Por que comemorar o 08 de março?



Hoje, 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e todos fazem questão de comemorar a data, mas poucos realmente compreendem o significado dela. Então o que  estamos  celebrando exatamente?

Foi em 08 de março de 1857, que as operárias de uma fábrica têxtil em Nova Iorque fizeram uma grande greve por melhores condições de trabalho. Com uma jornada de trabalho de 16 horas, ganhavam um terço do salário dos homens e em péssimas condições.  Revoltado com a situação, o patrão trancou as mulheres  dentro da fábrica e ateou fogo. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas por reivindicarem melhores condições de trabalho. Passados 118 anos,  em 1975 a ONU reconheceu essa data como o “Dia Internacional da Mulher”.

Como forma de reconhecimento do papel da mulher dentro dos Correios, em 2003 o presidente do Sincotelba na época, Joaquim Apolinário, começou a distribuir rosas para as trabalhadoras de Correios na Bahia.  E hoje, 15 anos depois, a tradição se repete.

O Sincotelba, através das diretoras da pasta da Mulher Trabalhadora, Isabela Costa e Eliene de Carvalho, incentiva todas as mulheres da categoria a tomarem consciência de sua força e irem a luta, pois só a luta muda a vida!