Há muitos anos o SINCOTELBA existe oficialmente nos livros do Ministério do Trabalho, mas somente nas últimas décadas os trabalhadores (as) dos correios na Bahia são reconhecidos como uma categoria profissional de guerreiros (as). A luta para ocupar um lugar de destaque no mundo do trabalho também garantiu que esses trabalhadores (as) inscrevessem o seu nome no cenário sindical brasileiro especialmente na Bahia nas lutas contra a direção da ECT.
Mas não basta um carimbo no papel para que na entidade de classe seja respeitada pelo movimento sindical combativo: é preciso construir lutas, impor mudanças nas relações patrão e empregado, ter coragem e competência para transformar uma realidade de humilhações em orgulho. O SINCOTELBA tem trilhado este caminho de lutas e vitórias.
Em vários anos de luta a categoria ecetista venceu preconceitos sociais, se firmou profissionalmente com todos os direitos trabalhistas garantidos. Uma vitória somente alcançada com o empenho e a firmeza de dirigentes sindicais realmente comprometidos com as mudanças tão almejadas pelos trabalhadores (as) ecetistas na Bahia.