20/11 -Dia da Consciência Negra
O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra! A data é uma importante referência para o nosso país que foi construído por meio de um processo escravocrata, e que juntamente com o colonialismo, fomentou a cultura racista que estrutura a sociedade brasileira até os dias atuais e nos deixou de herança a vulnerabilidade social, a pobreza e a violência.
O dia não deve ser de festa, mas se de conscientização. A data é importante para relembrarmos que a nossa sociedade foi construída por meio da escravidão e que até hoje por mais melhorias e mudanças que o mundo tem passado, o negro ainda sofre. “Precisamos fazer a reflexões sobre o racismo e suas consequências, questionar, debater e tencionar mudanças por um país mais justo, pois temos um governante racista, misógino e homofóbico, que através dos seus discursos autoriza o racismo e as outras formas de discriminação”, afirmou Vanilce Lopes, Diretora da pasta de Combate ao Racismo do Sincotelba. ”
O Estado precisa criar condições dignas de vida para a população negra, avançar na representatividade, ocupar os espaços de poder e promover avanços nas políticas públicas. Para Gilene Pinheiro, Secretária de Combate ao Racismo da CUT Bahia é urgente que a política antirracista se faça presente em todos os lugares. “A hora é agora. É imprescindível ir as ruas combater esse governo racista e excludente, que busca cada vez mais nos colocar para fora, quando privatiza os serviços públicos, quando promove aumentos no combustível e gás de cozinha, quando retira recursos da educação e da saúde e atinge em cheio a população mais carente e majoritariamente negra.”
No Dia da Consciência Negra, o Sincotelba reitera seu compromisso com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras negras, contra o racismo e toda forma de discriminação.