O CDD Feira, em Feira de Santana, foi mais uma unidade a apresentar um surto da variante Ômicron, na Bahia. O complexo abriga cerca de setenta pessoas, sendo que 17 apresentaram teste com resultado positivo para COVID-19. Mas ao contrário do que se esperava diante da gravidade, a gestão não tomou as medidas necessárias, como afastamento imediato dos trabalhadores que tiveram contato com os contaminados e a sanitização total do complexo. O Sincotelba ao tomar conhecimento da situação, deslocou imediatamente uma equipe para Feira de Santana e tomou medidas para sanar o problema. Além de fazer a denúncia à imprensa, a vice-presidente do sindicato, Shirlene Souza, e o diretor André Neri, foram na Vigilância Epidemiológica e solicitaram a aplicação do teste em todos os trabalhadores do complexo, pois o risco de espalhar o surto pela cidade era muito grande. A Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde de Feira de Santana agiu rápido e atendeu o pedido do Sindicato. No dia 26/01/2022, foi realizado o teste de todos os trabalhadores do complexo.
Na avaliação de Shirlene Souza, os Correios demonstraram que o lucro estava em primeiro lugar, pois ao não suspenderem a entrega domiciliar, provou que a vida dos trabalhadores deixou de ter importância. “Os gestores sabendo que quase 20 trabalhadores haviam testado positivo, e nada fizeram. Deixaram de cumprir o protocolo sanitário da ECT. Um ato vergonhoso!”, disse Shirlene.
Da mesma forma como agiu em Feira de Santana, o Sincotelba continuará denunciando os descasos da empresa para com os trabalhadores. Caso na sua unidade tenha algum caso confirmado de COVID 19, encaminhe o resultado do exame para o sindicato. Com ele podemos cobrar o cumprimento do protocolo de medidas de prevenção. Lembre-se, é obrigação da empresa fazer a desinfecção da unidade de trabalho com hipoclorito de Sódio (água sanitária) e deve abranger os móveis, maçanetas, paredes, teto, caixetas, mobiliário de trabalho, veículos (carros e motos) e afastar os trabalhadores que tiverem contato com aqueles que apresentarem sintomas e tiveram o diagnóstico confirmado.
Vacine-se! Use máscara, álcool gel e respeite o distanciamento nas unidades de trabalho.