Com 109 anos de existência, a procissão dos carteiros até a igreja do Bonfim vai acontecer no dia 26/01 mantendo a tradição. Todo ano, em alusão ao dia do carteiro, o Sincotelba realiza a tradicional festividade para os ecetistas e reúne centenas de pessoas.
Como é de costume, a celebração religiosa abrirá a festividade. No dia em que se comemora o dia do carteiros (25/01), uma missa na Igreja de São Pedro na Piedade está programada para acontecer às 8h da manhã. Já o culto evangélico será no mesmo dia às 18h30, em um local que ainda será definido, devido ao fechamento do prédio da Pituba.
A tão esperada festa dos Carteiros, (atual festa dos ecetistas), acontecerá no sábado dia 26/01 no Grêmio Recreativo dos Correios, logo após ao agradecimento pelas graças alcançadas dos trabalhadores ao Senhor do Bonfim, a partir das 13h.
Para o presidente do Sincotelba, Josué Canto, desde que a atual diretoria assumiu a organização do evento, a comissão da festa tem se preocupado em fazer o melhor para os associados e seus dependentes. “Nossa festa é uma tradição mantida com o objetivo de unir cada vez mais a categoria. Neste ano precisamos reafirmar a necessidade de estarmos cada vez mais unidos contra os ataques que os trabalhadores podem sofrer”, disse Josué.
Lembrando que sem o imposto Sindical a festa esse ano não acontecerá como ocorreram nos anos anteriores – sendo totalmente financiada pelo Sincotelba. Antes o trabalhador associado e seus dependentes não tinham nenhuma despesa com alimentação, bebidas, transportes, recreações, sonorização, entre outros. Este ano o Sincotelba continuará custeando, banda, lanches das crianças, animação, bebidas (água, refrigerantes e cervejas), mas a comida será comercializada no GRECOS com preços acessíveis a todos.