Total de visitas: 14
FENTECT ganha na justiça pagamento do AADC para os Carteiros motorizados (moto)

FENTECT ganha na justiça pagamento do AADC para os Carteiros motorizados (moto)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
A FENTECT garantiu a manutenção de uma importante conquista para os carteiros motorizados (moto): pagamento do Adicional de Atividade de Distribuição e Coleta (AADC). Desde 2008 todos os carteiros passaram a receber 30% a título de AADC por estarem nas ruas fazendo a distribuição. No entanto em 2014 quando entrou em vigor a lei nº 12.997, a tão esperada periculosidade, a ECT passou a colocar as duas rubricas no contracheque, todavia somente os valores da periculosidade era creditado na conta.
Anos e anos de luta finalmente foi recompensado, pois o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região aceitou o recurso interposto, pela atual assessoria jurídica da Federação, e determinou que o processo retornasse ao juízo de primeiro grau, que dessa vez proferiu sentença determinando, por meio de antecipação de tutela, o restabelecimento do pagamento do AADC, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.
A luta ainda não finalizou, pois tramita no Tribunal Superior do Trabalho (TST), um incidente de recursos repetitivos, processo nº TST-IRR-1757- 68.2015.5.06.0371, que visa pacificar o entendimento dessa corte acerca do recebimento cumulativo do adicional de periculosidade e AADC. Até que haja o julgamento do recurso, todas as ações individuais e coletivas estão suspensas.
É importante ressaltar que contra a sentença da juíza da 7ª vara do Trabalho de Brasília – DF, que concedeu o AADC, ainda cabe recurso que poderá ou não reformar a decisão. Além disso, por ser a antecipação de tutela uma decisão de caráter precário está passível de cassação, caso seja concedido efeito suspensivo ao recurso ordinário porventura interposto pela empresa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ECT começa processo de privatizaç...
Não é de hoje que o Sincotelba vem denunciando a intenção maligna da direção dos Correios para acaba...
Pesquisa aponta Correios com pior...
O que o Sincotelba já falava há tempo, a pesquisa Anuário Saúde Mental nas Empresas 2024, realiza...
Encontro Estadual da questão raci...
Questão Racial do Sincotelba, que aconteceu no dia 23/11, na sede do sindicato. Ao longo de três hor...
Assembleia de prestação de Contas...
A presidenta do Sincotelba, Shirlene Souza, no uso de suas atribuições estatutárias,convoca os(as) t...
Violência doméstica: 27 mulheres ...
O Ligue 180, dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no Bras...