No Outubro Rosa, a luta contra o câncer de mama se intensifica. A busca pelo acesso de mulheres aos exames cresce neste mês, de acordo com pesquisas realizadas pelo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Segundo o INCA, 12.530 novos casos de câncer vão acometer as mulheres baianas em 2016, e o câncer de mama vai atingir 2.760. Deste total, só em Salvador serão mil novos casos.
Apesar do aumento pela procura, a realização dos procedimentos vem sendo precarizada. Para diagnosticar a doença é importante a realização de exames preventivos contra o câncer, como o clínico de mama e mamografias.
Mas, infelizmente, uma triste constatação. As mulheres dependentes do serviço público têm encontrado dificuldades em realizar os procedimentos para detectar e tratar a doença por falta de equipamentos e profissionais capacitados.
No Norte – Nordeste, os números revelam maior incidência entre as mulheres negras. Por isso, intensificar a mobilização se faz necessário . E nesse sentido, o Sincotelba sai na frente ao apoiar a luta contra essa grave doença. Portanto, mulheres, restringir os cuidados com a saúde a apenas ao mês rosa é negligenciar a própria vida! O cuidado tem de ser todo ano, o ano inteiro. O câncer não espera outubro chegar. A prevenção é a melhor arma contra a doença. Cuide-se!
Só a luta muda a vida!