Total de visitas: 12
Categoria permanece na greve e não recua, mesmo sob ameaças da ECT

Categoria permanece na greve e não recua, mesmo sob ameaças da ECT

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Categoria permanece na greve e não recua, mesmo sob ameaças da ECT

Em assembleia lotada na tarde de ontem (27/09) os trabalhadores da Bahia decidiram pela continuidade da greve por tempo indeterminado. Ainda deram boas-vindas aos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão que se juntaram aos 31 sindicatos filiados à FENTECT, no movimento paredista.

A greve dos trabalhadores dos Correios já conta com a adesão dos 31 sindicatos filiados à FENTECT. Hoje (26), as bases dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo (capital), Maranhão e Tocantins vão realizar assembleias e deverão deflagrar greve também, conforme nota divulgada por essas entidades.

A ECT, em retaliação e a fim de pressionar os trabalhadores, divulgou no canal interno de comunicação, o “Primeira Hora”, a liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determina o quantitativo de 80% de ecetistas trabalhando, por unidade. A empresa se aproveitou da concessão da liminar para ameaçar sobre os descontos dos dias parados. Dessa maneira, os Correios descumprem até mesmo a lei de greve. Está clara a intenção da ECT em frustrar o movimento grevista.

§ 2º É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.

A FENTECT esclarece aos trabalhadores que todos os recursos jurídicos possíveis estão sendo providenciados pela assessoria,  para informar ao TST sobre a real situação da greve e, assim, reverter o que foi determinado pela liminar. (Segue nota em anexo da assessoria jurídica)

Quanto aos descontos dos dias, deve ser cumprida a lei de greve. O período de suspensão do contrato deve ser alvo de negociação entre as partes, fruto de decisão judicial ou laudo arbitral.

A ameaça da ECT é uma medida arbitrária e temerária, que não tem a capacidade de resolver os problemas enfrentados. Além disso, como sempre, pretende sacrificar os trabalhadores da base. É necessário, então, permanecer com a mobilização nacional, para avançar em defesa dos direitos e empregos da categoria ecetista.

A partir das 14 horas, representantes do Comando de Negociação e Mobilização da FENTECT vão estar em audiência pública, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal – Ala Alexandre Costa, Anexo II. O debate é sobre o tema: “o anúncio de fechamento de 1.300 agências de Bancos Postais dos Correios em todo o Brasil”.

Só através da insistência na Luta venceremos nossos Inimigos.

Direito não se retiram, se ampliam

Fonte – FENTEC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ECT começa processo de privatizaç...
Não é de hoje que o Sincotelba vem denunciando a intenção maligna da direção dos Correios para acaba...
Pesquisa aponta Correios com pior...
O que o Sincotelba já falava há tempo, a pesquisa Anuário Saúde Mental nas Empresas 2024, realiza...
Encontro Estadual da questão raci...
Questão Racial do Sincotelba, que aconteceu no dia 23/11, na sede do sindicato. Ao longo de três hor...
Assembleia de prestação de Contas...
A presidenta do Sincotelba, Shirlene Souza, no uso de suas atribuições estatutárias,convoca os(as) t...
Violência doméstica: 27 mulheres ...
O Ligue 180, dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no Bras...