Os Correios vem anunciando que até o final do mês de agosto divulgará o edital de um novo concurso. Por enquanto a empresa divulgou que o certame será para os estados: AM, BA, MG, MS, MT, PE, PR,RJ, RS, SC e SP.
Ainda de acordo com os Correios, do total de vagas, 10% serão para pessoas com deficiência (PDC) e 20% para pessoas pretas e pardas (PPP). Nos demais estados, inclusive na Bahia, ainda existe cadastro de reserva do Concurso de 2011, vigente.
O que a ECT esconde é que o concurso de 2011 só está em vigência graças a uma ação nacional do MPT em Brasília, na qual a Juíza concordou com as alegações de que a empresa contratou vários terceirizados em detrimento dos concursados. Os Correios também não dizem que entrou com recurso contra essa ação e perdeu mais uma vez, sendo obrigada a realizar o concurso onde não há mais cadastro de reserva e contratar os concursados de 2011. O ideal seria que esse concurso fosse nacional, ao invés de abranger apenas essas localidades, justamente para não ocorrer carências futuras ao se esgotar o cadastro das demais.
O Sincotelba defende que, além de fazer o novo concurso para preencher vagas onde não há cadastro de reserva, paralelamente contrate imediatamente os concursados de 2011 em várias partes do Brasil, principalmente a Bahia, onde quase dois mil candidatos a Carteiro e centenas de Atendentes aguardam contratação há quatro anos.
Para quem quiser acompanhar a ação do Concurso de 2011, acesse www.trt10.jus.br , digitando o processo nº 0001035-92.2013.5.10.0015