Foto: Sincotelba
Defesa Civil interdita UD Madre de Deus após denúncia feita pelo Sincotelba
No último dia 27-04-15 (quarta-feira), o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia – Sincotelba – denunciou à Defesa Civil mais um descaso da Diretoria Regional com a saúde e a segurança dos trabalhadores no estado. A denúncia foi protocolada na Coordenação de Defesa Civil do município de Madre de Deus – COMDEC, após desabamento do reboco do teto da Unidade de Distribuição (UD) Madre de Deus. Segundo relataram os trabalhadores ao Sincotelba, no dia 27 pela manhã, o teto desabou e, por muito pouco, não atingiu um companheiro que se encontrava na cozinha.
O parecer da Comdec constatou condições inadequadas da instalação elétrica, risco de curto-circuito e incêndio, estruturas externas e internas com rachaduras, infiltrações e risco de desabamento.
Segundo Everaldo Fontes, Coordenador da Defesa Civil, a interdição da Agência dos Correios é inevitável para que sejam realizados os reparos necessários.
Mesmo sabendo das condições desumanas em que se encontrava a agência, o diretor regional nunca se mostrou disposto a reformar o
estabelecimento para garantir um ambiente confortável e seguro aos clientes e empregados. Ao contrário, assim que tomou conhecimento da possibilidade de interdição da Agência, tentou enganar os trabalhadores novamente: suspendeu os trabalhos da unidade, no dia da vistoria, para dificultar a atuação do órgão fiscalizador.
A união dOs trabalhadores, novamente, fez a diferença e resultou na terceira interdição de uma unidade de Correios na Bahia. Isso demonstra o compromisso do Sincotelba, que, em pouco menos de sete meses da Gestão – Independência para Lutar, Só a Luta Muda a Vida, vem lutando lado a lado com os trabalhadores.
A primeira interdição da Defesa Civil a pedido do Sindicato Ocorreu, parcialmente, no Centro de Distribuição Domiciliária Sete de Abril, em dezembro de 2014; a segunda (interdição total) na Agência de Alagoinhas, em março de 2015; e a terceira (interdição total), na Unidade de Distribuição Madre de Deus, no dia 29 de maio de 2015.
Mas não vai parar por aí, o Sincotelba, em defesa dos direitos dos trabalhadores, cobra da Diretoria Regional da Bahia respeito.
Continuaremos denunciando os descasos em todo o estado e cobrando dos órgãos fiscalizadores estaduais e municipais interdição de estabelecimentos que não estejam atendendo às exigências legais, como é o caso do prédio central dos Correios na Pituba em Salvador.