Em caráter de urgência, a diretoria colegiada da FENTECT está reunida em Brasília nesta terça-feira (24) e permanecerá amanhã (25), para tratar da defesa do plano de saúde da categoria e as ações contra a privatização dos Correios. A reunião também tem como objetivo a organização do XX Conselho de Sindicatos, que contará com um representante de cada entidade filiada à FENTECT.
Plano de saúde
No dia 13 de outubro, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou novo despacho para mediação do plano de saúde da categoria (procedimento TST-PMPP-5701-24.2017.5.00.0000 – instaurado pelos Correios ainda no primeiro semestre deste ano, em uma medida pré-processual), a fim de buscar o consenso entre a estatal e as representações sindicais, sob a intervenção do órgão.
Após a recente campanha salarial, a FENTECT assinou Acordo Coletivo de Trabalho 2017-18, que contou com a aprovação de 28 sindicatos, dos 31 filiados à federação, no dia 10 de outubro, e garantiu a manutenção de todos os direitos e benefícios assegurados nas cláusulas anteriores do ACT. Porém, a mediação já estava em trâmite no TST e, para a surpresa dos trabalhadores, a proposta de pagamento do plano de saúde veio logo em seguida, na mesma semana.
Para subsidiar o debate, a assessoria jurídica da FENTECT apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas e as considerações apresentadas para aquela corte superior sobre a proposta. (Segue abaixo o documento anexado nos autos)
Além do plano de saúde e a privatização, outros temas de interesse também foram debatidos na reunião de hoje, como a intervenção do Postalis; a compensação de greve; banco postal e segurança das agências; perseguições e demissões como práticas antissindicais, campanha de revogação da reforma trabalhista e o seminário internacional. Todas essas demandas serão faladas com mais profundidade, em conjunto com os sindicatos filiados, no XX CONSIN, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, quinta-feira e sexta-feira, respectivamente, em Brasília.
É muito importante a participação de todos os trabalhadores nos debates das assembleias dos sindicatos e o acompanhamento das novas orientações sobre o plano de saúde.
Por nenhum direito a menos!
Em defesa do plano de saúde!
Em defesa dos Correios público e de qualidade!
Fonte: FENTECT