Cão, o inimigo nº 1 dos carteiros? Que nada, ele já foi superado pelas quadrilhas que assaltam os carteiros. Se antes o número de assaltos a carteiros assombrava tanto a Polícia Federal, que já houve as operações “carta na Manga 1 e 2”, hoje a situação volta a se repetir, no entanto a gestão da DR/BA torna tudo pior. Fazer o boletim de ocorrência sem o acompanhamento da chefia, na maioria das vezes ter a CAT negada, e depois reconhecimento cara a cara com os meliantes. De brinde um afastamento traumático, alguns meses de tratamento e nenhuma certeza de recuperação.
O mísero salário recebido pelos carteiros, nem se compara com o valor comercial da bolsa que carregam. Do outro lado do balcão, sem sol ou chuva, susto de motocicletas ou bolsa de carteiro, estão os atendentes comerciais. Arma apontada para a cabeça, risco de explosão, e agora, telefonemas ameaçadores. E a nova política dos Correios apenas foca no Banco Posta.
O Sincotelba orienta a todas as vítimas: solicitem acompanhamento da chefia para prestar queixa na Polícia Federal e na Policia Civil, a emissão da CAT, e encaminhem uma cópia do boletim de ocorrência ao sindicato através do fax 3321-1713, endereço eletrônico: sincotelbahia@atarde.com.br ou pessoalmente, assim poderemos abrir uma ação coletiva contra a empresa e exigir mais segurança para todos. E jamais aceite ficar cara a cara com os meliantes.