- Pelé
Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Desde pequeno Pelé gostava de futebol e jogava com uma bola de pano. Conhecido como “Rei Pelé”, ele encantou o mundo com seus dribles e passes. Foi nomeado Embaixador Mundial do Futebol. Foi eleito o “Atleta do Século”. Levou o Santos Futebol Clube, onde atuou por mais de duas décadas, a ganhar mais de quarenta títulos. Pelé foi artilheiro do campeonato paulista, ganhou o título 11 vezes, dos quais, 9 foram consecutivas. Foi artilheiro da Taça Brasil, da Taça Libertadores e do Torneio Rio São Paulo. Fez sua estreia na Seleção Brasileira com apenas 17 anos, incompletos, de onde só se despediu em 1971. Jogou no New York Cosmos de 1975 a 1977. Foi Ministro dos Esportes entre os anos de 1995 e 1998.
Pelé sofreu racismo durante sua carreira como jogador de futebol e foi figura de extrema importância para a luta antirracista. O maior jogador de todos os tempos foi vítima de preconceito e discriminação em algumas ocasiões, especialmente durante suas turnês e jogos fora do Brasil.
A herança de Edson Arantes como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos e seu legado como defensor da justiça e igualdade inspiram as pessoas a lutar contra o racismo e a discriminação. Sua influência e liderança na luta antirracista ajudam a amplificar a importância desta questão e a chamar a atenção para a necessidade de mudanças significativas na sociedade.
Aguardem!
Vem aí mais um Encontro Estadual da Questão Racial do Sincotelba
Dia 23 /11/2024
A partir das 13h, na sede do Sincotelba