Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de proposta mata 300 mil homens em todo o mundo. Ele representa 10% do total dos casos de câncer registrados, e é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o de pele. Para o coordenador do novembro azul na Bahia e segundo vice presidente da Sociedade brasileira de urologia, Wagner Porto, o acompanhamento com o especialista na área é fundamental para o diagnóstico.
Segundo ele, o câncer de próstata é uma doença traiçoeira, não apresenta sintomas na fase inicial e quando aparecem já está avançado. É importante que todo homem a partir dos 45 anos, independente de quaisquer sintomas, façam consultas regulares com um especialista, principalmente aqueles que têm fator genético (pai, tios, avôs) ou são afrodescendentes, pois ocorre de mais frequência na pele negra.
“Não existe nenhum remédio ou dieta que possa impedir que o homem tenha o tumor de próstata” conclui.
O diretor da pasta de saúde, Edvaldo Pereira incentiva a todo trabalhador pegar a fitinha azul do Sincotelba na mão de qualquer diretor e assim apoiar a luta contra o câncer de próstata.
Só a luta muda a vida!