Outubro foi marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, em Novembro é a vez do câncer de próstata. O Sincotelba participa de todas as campanhas, buscando conscientizar os trabalhadores da importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
No dia 17 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Infelizmente o receio e o machismo ditam as regras, e os homens rejeitam o exame ou o toque, o que atrapalha a prevenção. O tumor em geral se desenvolve lentamente, mas em muitos casos cresce e se espalha rápido, trazendo consequências trágicas e sem tratamento eficaz, diz a especialista na área Edvanda Santos.
De acordo como INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva), estimam-se 61.200 casos novos de câncer de próstata para o Brasil em 2016. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país.
Vamos levar no peito a fitinha azul, estar atentos aos sintomas e não ter medo de visitar o urologista. A luta para reduzir a incidência e aumentar a conscientização tem que ser feita com ações, conclui Edvaldo Pereira, diretor da pasta de saúde do trabalhador.