A cada dia que passa os noticiários relatam a rápida propagação da variante Ômicron na Europa, no Brasil e no mundo. O Brasil já ocupa o 10º lugar na lista mundial. Até o fechamento dessa edição, só no Brasil, mais de 88.464 novos casos de Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas. Mesmo com aumento, muitas pessoas estão baixando a guarda. Nas ruas você encontra pessoas sem máscaras, já não passam álcool em gel nas mãos, esqueceram do distanciamento e aglomeram normalmente. Um comportamento contrário de uma pandemia. Segundo a OMS, a variante Ômicron é mais transmissível que as anteriores e agora divide espaço com a Influenza A e seu subtipo H3N2. Por esses motivos, o Sincotelba orienta a todos os trabalhadores a não baixarem a guarda e a continuarem vigilantes nos seus locais de trabalho e no cumprimento do protocolo em caso de suspeita ou diagnóstico de contaminação por Covid-19.
O gestor deve intensificar os procedimentos de higienização nas unidades, fornecendo álcool em gel, sabão liquido, papel toalha e máscara. Se na unidade um funcionário apresentar sintomas, imediatamente ele deve ser afastado e o gestor deve seguir o protocolo de combate e prevenção contra a COVID-19 que continua em vigência. Em caso de dúvidas ou descumprimento procure e denuncie ao sindicato.
Lembre-se, use máscara, álcool em gel e respeite o distanciamento nas unidades de trabalho. Sua vida vale muito para o Sincotelba.