Outubro rosa – Último dia da Campanha Outubro Rosa, mas a luta continua o ano todo!
Por que não perder a esperança?
“A angústia é pior do que o tratamento”. Essas palavras de Sandra, uma mulher diagnosticada com câncer de mama, refletem os sentimentos de muitas mulheres que enfrentam a mesma luta.
Os avanços da medicina têm garantido tratamentos cada vez mais assertivos, mas manter a saúde emocional durante o processo pode ser tão desafiador quanto lidar com os possíveis efeitos físicos das terapias. O diagnóstico de câncer de mama traz a certeza da difícil luta a ser travada nos dias que se seguem, e para muitas mulheres, traz também sentimentos de desesperança. Por isso, especialistas concordam que a atitude positiva do paciente é uma contribuição importante para o enfrentamento do câncer. Para a psicóloga Isis Danielly Costa, alimentar o pensamento positivo no tratamento do câncer é muito importante, pois ele cultiva a fé, esperança, alegria e a vontade de viver.
“É importante, dependendo do estágio em que o paciente encontre, que ele continue desenvolvendo suas atividades, mantendo contato também com sua rede de apoio”, disse Isis.
Com objetivo de ajudar as mulheres e familiares que enfrentam a luta contra o câncer, está disponível gratuitamente, no site jw.org a revista com o tema: “Esperança – Onde você pode encontrá-la”. Focada em dicas sobre como ter uma atitude equilibrada, combate ao pessimismo e alimentar o poder da esperança genuína. Certamente a esperança não é a cura do câncer, mas o bem-estar mental e emocional que ela produz pode ser um forte aliado para mulheres que estão nesta luta. “É importante também durante o tratamento focar na cura aos invés da doença”, conclui Isis.
Se ame, se cuide!