Companheiros e companheiras, depois de 13 dias finda-se a greve dos Correios. Como dissemos anteriormente, uma das maiores greves da categoria.
Os trabalhadores ficaram firmes e conquistaram o objetivo da nossa luta: A manutenção do plano de saúde, sem mensalidades e sem qualquer alteração.
Destaque especial ao trabalho da diretoria do Sindicato, aliado aos delegados sindicais que juntos com os trabalhadores e trabalhadores enfrentaram a direção da ECT fazendo a greve da Bahia ser a terceira maior do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Dia 29/09 todos de volta às suas unidades. O que fazer diante da carga acumulada?
Compensação – Não depende da DR/BA. O acordo ainda não foi assinado. A Administração Central, em Brasília vai emitir um documento (memorando) sobre a compensação. Aguarde.
Não se submeter à pressão da chefia – unidos entramos na greve, unidos vamos dar conta do serviço. Lembre-se, a direção da ECT disse que havia apenas 10% do efetivo em greve. Sabemos que é mentira, mas nem por isso você vai se acabar, trabalhando dobrado para escoar a carga.
Jornada de Trabalho – Sua jornada de trabalho é de 8 horas, não trabalhe a mais sem fazer a escala de compensação. Respeite o contrato que você assinou, garanta a jornada legal, respeitando os intervalos. E não fique sem almoçar para compensar a greve.
Final de semana – O TST autorizou o não desconto dos dias da greve, portanto você tem 90 dias para compensar. Qualquer trabalho no final de semana tem que ser garantido a hora extra, não aceite convocação para compensação no final de semana. Não troque o domingo com a sua família e amigos por uma sobrecarga de trabalho. A diretoria regional disse à imprensa que haverá trabalho no final de semana para resolver o problema da carga parada. Não tome essa declaração para você, lembre-se final de semana não é para compensação, mas hora extra.
Mídias sociais – Cuidado com o que você posta. Alguns estão respondendo processo administrativo sob a acusação de ferir a imagem da empresa e dos gestores. Não responda nenhum processo sozinho, procure o Sincotelba.
Pagamento – Enquanto o acordo não for assinado a ECT não pode fazer depósitos nas contas dos funcionários. A assinatura do acordo será feita com calma para evitar qualquer erro que comprometa o que foi acertado no TST, ou que modifique as cláusula mantidas do acordo anterior.
SINCOTELBA sempre buscando o melhor para o seu associado, pois só a luta muda a vida!!