Um grande debate público buscou o apoio dos deputados estaduais contra a privatização do Correios, no dia 26/09, na Assembleia Legislativa da Bahia (Auditório Jorge Calmon). O evento contou com a presença da diretoria do Sincotelba, ecetistas, representantes da FENTECT, ADCAP, sindicatos de outras categorias, vereadores, líderes de movimentos sociais, estudantes, entre outros.
Durante o debate, o presidente do Sincotelba, Josué Canto, mostrou provas para os presentes que a empresa é autossustentável, gera lucro, não tem déficit e ainda antecipa dividendos de R$ 7,5 bilhões para a União, desmentindo as justificativas dadas pelo governo para a privatização. “Os Correios dá prejuízo? Quero que prove, pois o resultado financeiro comprova o contrário. Só nos dois últimos anos a empresa deu lucro líquido de quase 1 bilhão de reais e continua em segundo lugar como uma das instituições mais respeitadas do Brasil perdendo apenas para os bombeiros”, desabafa Josué. Vender os Correios significaria desmontar uma empresa fundamental para a soberania brasileira e que presta serviços essenciais aos brasileiros, conclui.
Correios é a única estatal presente nos 5.570 municípios do país e a única que oferece serviços bancários em centenas de municípios distantes dos grandes centros. Nenhuma outra empresa entrega encomendas nos locais mais isolados e principalmente cartas, cujo serviço não gera lucro. Além disso, ainda atua em importantes áreas, tais como: educação e saúde (logística das provas do ENEM, das urnas eleitorais, livros didáticos, vacinas e medicamentos em todas as regiões do país).
Os parlamentares presentes entenderam a importância dos Correios para os brasileiros e prometeram somar forças na luta contra privatização. “É importante nessa hora deixar nossas diferenças políticas de lado e concentrar as forças em um único objetivo que é defender os Correios e outras estatais que correm o risco de serem privatizadas”, disse o líder da bancada Marcelino Galo.
A comissão do Sincotelba que organizou o Ato Público é formada pelos diretores, André Aguiar, André Nery e Paulo Henrique. Parabéns para a comissão e aos trabalhadores que prestigiaram o evento.
Confira a transmissão e fotos no nosso site e nas nossas redes sociais.