Em 28/03/2019, foi publicado no site dos Correios o resultado da pesquisa realizada pela empresa Merco (Monitor de Reputação Corporativa), que coloca os Correios pelo quarto ano consecutivo entre as 100 empresas com melhor reputação corporativa do Brasil – conjunto de indicadores que apontam o grau de respeito das empresas no mercado financeiro.
Estar no ranking motiva a comemoração, mas também à reflexão. A reputação externa não se iguala à percepção dos funcionários. O orgulho que todos têm em trabalharem nos Correios, pouco a pouco está sendo sufocado diariamente na constatação do abandono, na precarização do meio ambiente de trabalho, pelo descaso com o cumprimento dos prazos e gradualmente pela implantação da Distribuição Domiciliária Alternada (DDA) que consequentemente impõe um número menor de carteiros nas ruas.
É inegável que em momento de crises a reputação ajuda a proteger o negócio, enquanto um dano pode ter efeitos pesados, demorar para ser solucionado ou mesmo decretar a sua falência. O melhor negócio de uma empresa é aquele que permite o seu crescimento e todo crescimento perpassa pelos funcionários.
Assim, a gestão dos Correios precisa além de investir em marketing para alavancar a reputação externa, recuperar a confiança interna, demonstrar que também investe na relação com seus funcionários e se preocupa com o clima organizacional.