É a união dos trabalhadores e trabalhadoras na condição de sócios(as) do Sincotelba que torna a luta uma realidade. Ao se filiarem, contribuem financeiramente com a manutenção da estrutura sindical, permitindo que a diretoria percorra a Bahia ao menos quatro vezes no mês, visitando as unidades no interior e diariamente na capital. Durante as setoriais, os trabalhadores são orientados a não abrirem mão de seus direitos e os diretores conferem de perto a triste realidade que os funcionários enfrentam diariamente.
Hoje, poucos sindicatos no Brasil têm contrato com médico do trabalho, mas o Sincotelba tem. Antes os associados tinham dificuldades para registrarem a CAT no INSS, pela falta de assinatura do médico assistente. A realidade mudou, os associados podem ter reconhecido o benefício previdenciário B91 ou B94, sem ficarem na dependência do médico da ECT. Não adiantaria ter a cláusula 30 do ACT 2018/2019, se não houvesse um profissional autorizado, com disposição para visitar as unidades e emitir relatórios sobre as condições do meio ambiente de trabalho.
Os serviços jurídicos oferecidos, atendem em todas as áreas, com destaque para a trabalhista, penal, civil e inclusive família, pois é, funcionários dos Correios também tem conflitos familiares que precisam da intervenção de um especialista. Tudo isso, não está restrito à Salvador, mas os plantões jurídicos também são realizados em Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna, Porto Seguro, Barreiras, Juazeiro e Vitória da Conquista. Os advogados do Sincotelba fazem o acompanhamento cuidadosamente do início ao fim da ação, enquanto em outros sindicatos, os advogados deles apenas orientam o que os trabalhadores devem fazer.
Valorize a sua entidade, pois depois da reforma trabalhista vários sindicatos fecharam as portas pela ausência do imposto sindical e evasão dos associados.
Não fique só, seja sócio do Sincotelba e fortaleça a luta.