Fitas adesivas, papel e cola sempre foram disponibilizados aos clientes nas agências para facilitar as postagens de encomendas. Hoje, no entanto, a falta é tão acentuada que os funcionários fazem vaquinhas para a compra desses materiais e até água, um absurdo! E para completar, a direção da ECT tem pressionado os funcionários a baterem metas, no final eles acabam comprando alguns produtos, principalmente chip e capitalização.
Com a implantação do Balcão do Cidadão, em parceria com o Banco do Brasil, os atendentes, continuam exercendo as mesmas atividades da função de banco Postal, ou seja, saques, depósitos, consultas de saldos e recebimentos de contas. Contraditoriamente, a empresa alega que esses serviços, não faz parte de operações bancárias e em muitas agências os atendentes não têm a gratificação de quebra de caixa banco postal.
Para piorar, não há coleta dos valores e um funcionário coloca a vida em risco ao sair para fazer depósito em agência bancária, tudo com uma autorização de boca. Cadê as REATES que não estão vendo isso? SE/BA não feche seus olhos diante desses sérios problemas.
A mobilização da categoria vai continuar, pois só com luta a realidade pode mudar.